domingo, agosto 22, 2010


Menina prevenida .

Não é mais segredo para ninguém que sexo na adolescência é supercomum. Mais do que isso, é uma experiência que, em muitos casos, as meninas dividem com a mãe, com a médica e sobre a qual falam com naturalidade com os meninos. Melhor assim. Sem ser tachado como tabu, o sexo é tratado com naturalidade e as meninas se tornam mais conscientes e prevenidas quanto aos males que esse bem pode trazer (lê-se: doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez não planejada nessa fase da vida).

Pois é, sexo é bom (6). Melhor ainda quando existe cuidado. A camisinha é o método mais indicado para evitar doenças e, salvo alguns contratempos, funciona bem para barrar os espermatozóides loucos para fecundar óvulos. A pílula anticoncepcional também se revelou uma boa companheira para as adolescentes que não querem engravidar.
No entanto, o uso prolongado do medicamento tem seu lado obscuro. "Não existe idade mínima para começar a tomar a pílula, mas alguns estudos associam seu uso na adolescência ao aumento do risco de câncer de mama nessas meninas", alerta a ginecologista Rosa Maria Neme, do Centro de Endometriose São Paulo.



Meninas, atenção para uma informação muito, muito importante: mesmo tomando pílula para prevenir a gravidez, vale um alerta importantíssimo da ginecologista Rosa Maria: não se esqueça de usar a camisinha, pois ela também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DTSs). "A pílula não é 100% segura em relação ao risco de gravidez e não previne as DSTs. Por isso, é importante sempre utilizar também a camisinha", aconselha. 

Dito isso, não tem como não se cuidar. Se você está pensando em fazer sexo ou já tem uma vida sexualmente ativa, converse com o seu ginecologista e veja qual é o melhor método de prevenção para você. Só não vale bobear!


0

Nenhum comentário:

Postar um comentário